Mais uma turma de amantes da natureza sai à rua com uma visão despertada em relação as nossas queridas abelhas nativas. É incrível como a percepção do cenário que nos envolve se expande quando temos acesso a novos conhecimentos.
Albert Einstein dizia que " a mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original", e assim acontece aos que conhecem o mundo das abelhas nativas.
O Curso como sempre traz um embasamento teórico junto a uma imprescindível parte prática. A parte teórica é ministrada durante dois dias inteiros de um final de semana, onde não só fazemos projeções como também mostramos material e realizamos algumas atividades de bancada com a participação dos alunos. A parte prática é sempre dada em campo, em um dos meliponários da associação. E para não sacrificar as abelhas, costumamos montar uma logística em que se combinem: poucos alunos, enxames fortes e dia com condições meteorológicas adequadas. E entre as aulas teóricas e práticas, um grupo da AME-RIO fica dando apoio à distância aos participantes do curso.
Apresento em imagens, a turma de Maio 2017. Assim como nossas abelhas são bem diversas, a turma também. Professor, sapateiro, marceneiro, biólogos, engenheiro, produtor, informática, meio ambiente, médico, aposentados, etc... em comum, o interesse pelas abelhas nativas!!
A parada para reabastecimento é muito importante ...como dizem:
Saco vazio não para de pé, e muito cheio não dobra.
Então tivemos previsão de pit-stop distribuídos no café da manhã, almoço e café da tarde!!
Alguns casais que participaram unidos.
É uma preocupação, desde a primeira edição dos cursos da AME-RIO, oferecer vagas aos nossos parceiros, de modo a disseminar o conhecimento da importância das abelhas para os parques, bem como seu manejo entre toda a equipe: servidores, estagiários, colaboradores, voluntários e guardas. Mas esta turma foi diferente, além das tradicionais vagas reservada aos parceiros, oferecemos mais 4 vagas para índios Mbyá das aldeias de Paraty-Mirim e de Araponga. Como eles chegaram ao curso da AME-RIO, isso é papo para outra matéria.
Aqui nosso atual Presidente Carlos Ivan, surpreendido assinando compenetradamente os certificados, que são emitidos em conjunto com a FAAERJ.
Nelson Vitor da FAAERJ também participou deste curso. Quem quiser conferir, tente achá-lo na primeira foto desta matéria!!
Também já é tradicional em nossos cursos o sorteio de brindes como livros, estacas de mudas, loção de captura, isca-pet, camisetas e uma caixa de jataí vazia, e um enxame de Mandaçaia.
Desta vez quem ganhou o enxame de mandaçaia foi um biólogo, Marcio Alcântara!!!
Todos esses foram sortudos, e levaram para casa alguma lembrança do sorteio!!
Está é a TURMA 2017, com toda a equipe da AME-RIO.
Uma equipe unida, formada não só pelos instrutores, mas principalmente por uma galera eficiente dando o suporte de retaguarda para que toda a programação fosse cumprida.
Não podemos deixar também de agradecer ao Parque Nacional da Tijuca, servidores e colaboradores de plantão que cedeu o local, e que está sempre nos apoiando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário