Neste link você pode ter acesso ao arquivo com as REGRAS:
https://drive.google.com/open?id=0B9OALdvuQfLUbEZlOTZla1BHWE0
A Edição 2016 do Concurso Nacional de Méis Melipônicos contará com o corpo de jurados, a saber:
Dr. Rogério Marcos de Oliveira - pesquisador da UFRB na área de meliponicultura e professor emérito de meliponicultura. (Promoveu e coordenou os primeiros concursos do gênero no Estado da Bahia)
Dra. Mônika Barth - pesquisadora da FIOCRUZ e especialista em análises laboratoriais de pólen e mel.
Dra. Cristina Lorenzon - Zootecnista e professora da UFRRJ, especialista em abelhas, com ênfase em produtos e processos. Elaborou e teve participação em diversas publicações editadas nacionalmente.
Chef Paulo Abreu Lima – Mestre em cultura Alimentar, proprietário do "Fazenda Culinária" no Museu do Amanhã e especialista e produtor de azeites de oliva gourmet.
Prof, Álvaro Madeira – Associado e membro fundador da AME-RIO, professor de Ciências Agrícolas e especialista em Educação Ambiental – membro das comissões julgadoras dos concursos anteriores.
Chef Gourmet Flávia Quaresma - Reconhecida gourmet e proprietária do Carême Bistrô, comandou o programa “Mesa para Dois “ no GNT, assina vários tratados sobre culinária já publicados.
OBJETIVO
Selecionar como CAMPEÃO uma amostra de mel de abelhas nativas, com base em critérios sensoriais de melhor percepção do aroma, bouquet e sabor a vista dos padrões organolépticos do mel in natura fresco e recém coletado.
REGRAS:
O concurso é aberto apenas ao mel de abelhas nativas, e poderão concorrer méis processados ou refrigerados.
Os concorrentes poderão inscrever seus méis em uma de 5 categorias, a saber: refrigerado; congelado, maturado, desumidificado ou pasteurizado.
De cada categoria serão selecionados os 3 primeiros colocados, que serão premiados com um Certificado da respectiva categoria e colocação.
Cada meliponicultor pode concorrer com amostras de diferentes méis.
As amostras serão recebidas de 01/02/2016 até 07/03/2016, e a remessa é por conta do inscrito.
Cada amostra deve ter no mínimo 400 ml. Havendo caso de espécies reconhecidamente pouco produtivas será aceita a metade do volume requerido, mas a mostra deverá ser ressalvada/justificada com a descrição da espécie conhecidamente de baixa produtividade de mel.
As amostras deverão ser acondicionadas sem identificação afixada no frasco. A referida identificação deve constar em ficha solta, onde deve constar:
=> Nome do Meliponário ou Meliponicultor;
=> Estado;
=> Cidade;
=> Espécie da abelha;
=> Tipo de conservação que estabelecerá a categoria de concorrência (refrigerado; congelado; maturado; desumidificado; pasterizado);
=> Data da coleta;
=> Florada predominante (opcional);
=> Notificar sa a amostra procede de uma única caixa ou de diversas;
=> Localizção georreferêncial do ponto de coleta - não obrigatório. ( O georreferenciamento está disponível no GoogleMaps).
=> Estado;
=> Cidade;
=> Espécie da abelha;
=> Tipo de conservação que estabelecerá a categoria de concorrência (refrigerado; congelado; maturado; desumidificado; pasterizado);
=> Data da coleta;
=> Florada predominante (opcional);
=> Notificar sa a amostra procede de uma única caixa ou de diversas;
=> Localizção georreferêncial do ponto de coleta - não obrigatório. ( O georreferenciamento está disponível no GoogleMaps).
As amostras passarão por uma análise laboratorial, executada pela Dra Mônica Barth, que atestará a pureza da mesma (condição eliminatória – sanidade - diz respeito apenas à existência de contaminantes).
Outras características laboratoriais também serão levantadas pelo Laboratório da UFRRJ.
As análises se estenderão após a data do julgamento, mas ficarão em sigilo para fins de pesquisa. Caso algum concorrente queira ter acesso aos resultados totais de sua própria amostra, poderá se manifestar, e a análise será repassada privadamente.
A qualquer momento, se for detectado o mesmo mel inscrito em mais de uma categoria, todas as amostras serão desclassificadas sumariamente.
De cada amostra participante será separada pelo menos uma sub-amostra, que será disponibilizada sem identificação sobre o produtor/mel aos jurados para julgamento. A amostra poderá ser avaliada por cada jurado, tantas vezes quanto o mesmo necessite para o estabelecimento das pontuações. O restante será arquivado como reserva técnica e para eventuais contra-provas.
Os jurados realizarão o julgamento simultaneamente no dia 19/03/2016 no Parque Municipal da Catacumba às 10 horas, em ambiente reservado e de maneira independente, sendo proibidos comentários dos mesmos até o final do julgamento.
Método de pontuação: inspirado em Análise Sensorial em Provas de Méis – Antônio Gomes Pajuela - 1996
Os parâmetros verificados pelos jurados de cada amostra serão classificados conforme a seguinte pontuação: QUALQUER VARIAÇÃO DE ZERO A DEZ
Conforme o objetivo, os jurados darão seus votos conforme critérios de palatabilidade pessoal, não levando em consideração características mercadológicas padronizadas para o mel de apis melífera.
A pontuação de cada parâmetro será multiplicado por um peso referencial, a saber:
Transparência: x4 / Densidade: x4 / Cor: x4 / Acidez: x7 / Bouquet: x9 / Aroma: x9 / Sabor: x13
Assim a nota máxima de cada parâmetro será:
=> Transparência: 40
=> Densidade: 40
=> Cor: 40
=> Acidez: 70
=> Bouquet: 90
=> Aroma: 90
=> Sabor: 130
=> Densidade: 40
=> Cor: 40
=> Acidez: 70
=> Bouquet: 90
=> Aroma: 90
=> Sabor: 130
# Podendo atingir nos parâmetros: Transparência; Densidade; Cor; Acidez = 190 pontos
# E nos parâmetros: Bouquet; Aroma; Sabor = 310 pontos
=> Resultando em uma nota máxima = 500 pontos
Variabilidade dos parâmetros:
Transparência: Cristalino; Transparente; Pouco Transparente; Opaco.
Densidade: Ralo, Pouco Denso; Denso; Muito Denso.
Cor: Dourado Intenso; Dourado; Dourado Claro; Amarelo Intenso; Amarelo; Amarelo Esverdeado; Rosado; Sem Cor.
Acidez: Pouco Ácido; Ácido, Muito Ácido; Sem Acidez.
Bouquet: Maior tempo de permanência do sabor do mel depois de degustá-lo.
Aroma: intensidade, grau de aceitabilidade / agradabilidade e maior tempo de permanência.
Sabor: Grau de aceitabilidade / agradabilidade.
A pontuação final de cada amostra será dada pela média aritmética da pontuação dos seis jurados.
A classificação final premiará os 3 primeiros colocados de cada categoria, que receberão seus respectivos certificados referentes a sua “CATEGORIA” emitidos pela AME-RIO (Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro) e FAAMERJ (Federação das Associações de Apicultores e Melipicultores do RJ)
O Mel Campeão será o que tiver maior pontuação, dentre os 15 selecionados. O critério será a maior média aritmética simples obtida nos parâmetros: Bouquet, Aroma e Sabor dos 15 selecionados, sendo o vencedor desta etapa premiado com o Troféu de CAMPEÃO, e a devida divulgação. Aos meliponicultores premiados será permitido anexar ao seu rótulo o título de “Mel (Nome da Categoria) Premiado”: 1º, 2º ou 3º lugar AME-RIO/2016 e “MEL CAMPEÃO – AME-RIO/2016".
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.
REMESSAS DAS AMOSTRAS PARA:
Rua Visconde de Figueiredo nº 36 apt 406
RJ - Rio de Janeiro _ Tijuca
CEP 20550-050
INFORMAÇÕES: MEDINA
TROFÉU DO CAMPEÃO COM NOME INSCRITO NA BASE
A Associação dos Criadores de Abelhas do Amazonas - ACAM confirma presença.
ResponderExcluirAguardaremos pelas suas amostras.
ExcluirSejam bem vindos ao nosso concurso !!
Prezados,
ResponderExcluircomunicamos que a APIME já postou em seu Blog a divulgação do Concurso em novembro de 2015. Está na página principal da APIME onde sendo clicada a imagem, remete para o site da AME-RIO.
Parabéns pela iniciativa!
APIME- Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores
www.apimeabelhanativa.blogspot.com.br
Parabenizo a iniciativa.
ResponderExcluirApenas uma correção quem coordenou e imaginou o concurso nacional de meis ste a 4 edição foi signatario
Tambem treinou um grupo nacional de meliponicultores especializados em julgar sabores de meis asf dois destes por nossa indicacao compem a mesa de julgamento desta nova edicao
Agradeco confirmar a vericidade destas informacoes. MUITO SUCESSO. PEDRO PAULO PEIXOTO.
Faltou colocar o endereço do evento;
ResponderExcluirÉ um ponto turístico do Rio de Janeiro, fica na Lagoa Rodrigos de Freitas em frente ao posto BR, próximo ao Corte da Canta Galo.
Excluir