Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

terça-feira, 15 de setembro de 2015

POLINIZAÇÃO DE IDEIAS EM UM JARDIM DO CLUBE MILITAR

Semana passada tive o prazer de conhecer um jardim diferente. 
No coração do Jardim Botânico, bairro tradicional do Rio de Janeiro, há um clube pelo qual sempre cruzo quando vou à Barra da Tijuca. Com a entrada recuada em relação ao passeio, é discreto e passa despercebido a visão desatenta dos transeuntes.
O clube a que me refiro é o CLUBE MILITAR.

Posicionado bem a frente da entrada do Parque Laje, abriga em seu terreno: piscina, quadra de esportes e muitos outros ambientes típicos de um clube qualquer, mas em seu interior também cultivam um jardim de rara beleza: um "Jardim de Flores da Experiência"!
Deixe-me explicar melhor...
Neste Clube existe um grupo de aproximadamente 70 senhoras animadas, de 68 a 90 anos de idade muito ativas conscientes e cheias de vida, que se reúnem semanalmente para se manterem antenadas em relação as atualidades.
Dentro deste contexto fui convidado pela Sra. Edna, coordenadora cultural desse lindo jardim,  para realizar uma palestra-aula sobre as abelhas nativas.

E assim resolvi falar sobre "Polinização de Ideias, Abelhas Sem Ferrão e Sustentabilidade".
O mais incrível é que nossas Abelhas Nativas em qualquer lugar ou público a que sejam apresentadas, sempre causam espanto e surpresa.
O público se manteve atento e interessado, fazendo muitas perguntas.

O mais gratificante nessas palestras, para mim, é quando tenho notícia de que consegui conquistar pelo menos um ouvinte ... 
E ao final da tarde, ainda dentro desse aconchegante jardim, dentre muitas manifestações, uma foi mais incisiva.
Uma das ouvintes, estando muito tocada pelas informação sobre a importância das Abelhas Nativas, declarou que iria retirar todo o cimentado que cobre o quintal de sua casa e substituir por arvoredos e trapadeiras, e em uma segunda etapa, colocar uma caixinha racional de Abelhas Nativas. Foi uma satisfação em ter este retorno!
Para levar mais emoção à palestra, nosso atual Presidente, Gesimar, levou uma "Caixa Didática".

Trata-se de uma caixa idealizada, construída e que nos foi ofertada pelo Grupo "SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão". Foi um ótimo presente, pois trouxe praticidade nesse tipo de exposição, e pretendemos carregar sempre em nossas próximas palestras. 

A caixa, de excelente acabamento, permite que o público tenha acesso visual a toda a estrutura do ninho, e ao mesmo tempo protege as abelhas da luminosidade, quando estiver fora de uso. Muito prática e sem sustos, para abelhas e público.

A caixa passou de mão em mão por todo o jardim, e no final ficou exposta para apreciação de todos. Aquelas senhoras realmente adoraram ver a beleza e delicadeza das abelhinhas, e ficaram surpreendidas que apesar de pequenas e frágeis, são tão importantes para a a nossa vida e para a nossa economia.
Ao final fomos carinhosamente recepcionados com um delicioso lanche e eu recebi das mãos do simpático Cel. Amalry, responsável pelo Departamento Cultural do Clube, um Certificado de agradecimento.

E assim vamos de pouco em pouco polinizando ideias !
Medina