Gostaria de dividir com os demais colegas do grupo ABENA e da AME-RIO estas imagens e divulgar o nome e o meliponário, na cidade Presidente Figueiredo - AM, de um dos mais antigos meliponicultores do Brasil, que é o Padre Egídio.
O Mestre recentemente descobriu que a trigona "Duckeola ghilianii" (copiei o nome escrito pelo próprio punho do Mestre, vejam as imagens anexas) é a predadora natural da iratim e, defendendo-se, as elimina impiedosamente, salvando as colmeias do entorno.
É uma abelha mansa, esguia e de tamanho das uruçus, mais fina e esbelta, temos as fotos da abelha na mão do João, que foi o campeão do III Concurso Nacional de Méis.
Também, nas fotos, uma colmeia desta abelha com sua entrada característica.
No dia da visita, chovia muito, e as fotos não ficaram perfeitas.
Tenho na caligrafia do Padre Egidio, o nome da abelha, quem souber da existência desta CAÇADORA DE IRATINS em outros estados, favor informar ao grupo, pois é importante multiplicá-la e disseminá-la em todo Brasil.
Grande descoberta do Padre Egidio e bendito o IV Concurso Nacional de Méis, em Manaus que nos permitiu, por intermédio da primorosa Programação da ACAM, conhecer esta nova e tão importante abelha, e poder divulgar esta oportuna informação, já que as iratins são pauta diária de desastres acusados no grupo ABENA.
Lastimo que apesar de sermos mais de 1000 usuários abenautas, nem 10% demonstram interessarem-se, ou opinarem por assuntos as vezes tão importantes, na tela deste grupo.
Por exemplo apresentei uma matéria sobre a melipona "pinto de velho" e ninguém ao menos interessou-se em saber o nome científico da abelha, ou os detalhes de sua biologia e produtividade de mel..., nem particularmente, nem na tela do grupo.
Já a tal trigona Caçadora de Iratins, nem o Padre deu detalhes, nem os demais colegas amazônicos tinham manejado esta abelha.
Então os melhor informados do grupo ABENA, ou os Mestres Acadêmicos, que as vezes nos acessam, podiam oferecer suas contribuições, pois somos carentes destes informes.
Perdoem o desabafo.