13 de janeiro de 2007 estava nascendo a AME-RIO, são seis anos de atividade crescente !!!
Criada por Pedro Paulo Peixoto, junto com um grupo de abnegados.
Pedro Paulo foi presidente por duas vezes seguidas, depois passou a batuta para o Pompílio,
Que deixou o legado para o atual presidente Andreas Zoltan Dako,
Nossa associação foi só crescendo ano a ano.
Quem escreve este artigo, se associou a este grupo em dezembro de 2008. Uma das melhores decisões que tomei na vida .... só tenho aprendido de lá para cá. Presenciei apresentações, palestras, encontro vários !!!
Lembro que logo alí em 2008, quando entrávamos na internet, mesmo utilizando o google, e colocávamos para buscar "abelhas sem ferrão", quase nada aparecia. Lembro bem que além de algumas indicações apontadas pelo google, o que aparecia na época de mais consistente era o blog "Meliponário do Sertão".
Meliponicultura me trouxe além de novos conhecimentos, também novos amigos. Mas a AME-RIO neste curto espaço de tempo de existência trouxe muito, não só para mim, nem só para seus associados, mas para muitos além do território carioca. AME-RIO trouxe conhecimento, trouxe amizade, trouxe incentivo para criação de outras AME's Brasil afora.
Abaixo PPP, Pompilho, Sérgio Maragão
Muitas aulas práticas nos foram dadas .... AME-RIO formando células multiplicadoras !!!
Nosso atual diretor Carlos Ivan, na época, ensinando passo a passo como fazer sua caixa de vermiculita, observado pelo Gesimar, que foi o vice-presidente na segunda gestão.
Provas aplicadas pelo PPP, valendo nota nas aulas de desdobra .
As tardes de reunião sempre foram e continuam a serem disputadas !! Muitos vêm adquirir conhecimento e espalhar boas práticas.
Nosso ex-tesoureiro Tarciso e nosso atual diretor Winckler.
Alvaro Madeira, nosso primeiro vice-presidente, dividindo seus conhecimentos e experiências conosco !!!
Recebemos palestrantes de toda parte do Brasil, Wilson Melo do Maranhão nos ensinando sobre as tubis e como preparar seu própolis. O Sigfrid do Sul veio nos trazer a técnica de crias de uma espécie sendo cuidadas por babás de outras. Professora Cristina Lorezon da UFRRJ nos brindou com uma palestra sensacional no meliponário do Santos. Walter Gressler nos ensinou a fazer lâminas de cera. Palestras de Wilson Pinho sobre polinizadores. Dr. em meliponicultura Rogério Alves da UFRB, do Insecta, veio da Bahia. Foram dezenas de palestras e ensinamentos que não caberiam aqui na lista de tantas contribuições que foram acrescentadas à associação !!!!
Foi criada uma página para compartilhar tantos conhecimentos. Rapidamente a tecnologia andou e hoje temos não só uma página como também temos lugar no atualíssimo facebook.
Conseguimos um CNPJ, e com ele atamos parcerias com parques pela nossa cidade. Estamos no Parque nacional da Floresta da Tijuca, Estadual da Pedra Branca, Municipal de Marapendi, Chico Mendes e Bosque da Barra. Iniciamos também parceria com a Fiocruz, que só demonstra que estamos crescendo ainda mais.
Ficaria aqui muito tempo, gastando muitas linhas, discorrendo sobre inúmeros feitos, inúmeras contribuições que recebemos e compartilhamos, mas acho que o mais importante é saber que a sementinha chamada AME-RIO está crescendo a base de muito AMOR que todos os associados nutrem pelas abelhinhas sem ferrão.
Todos os presidentes, diretores e associados estão de parabéns !!!
VALEU AME-RIO !!!!