Com a participação de vários sócios e muitos visitantes nossa a reunião começou com o presidente Andreas agradecendo à Fiocuz ter nos ter cedido o espaço para a reunião. O Andreas aproveitou para cumprimentar os presentes e como de costume os aniversariantes do mês de outubro.
Depois a palavra foi passada para o Marcelo Campello Ramos, engenheiro agrônomo e pesquisador da Fiocruz e Especialista em Agroecossistemas e Agroecologia. O Marcelo também é meliponicultor e aficionado pelas abelhas nativas e seu manejo e por isso teve a idéia de incluir a Meliponicultura como alternativa sustentável de geração de renda no contexto de produção de plantas medicinais.
Marcelo falou sobre: Profito Pedra Branca - " Proposta Produtiva para os SAF'S Medicinais"
Logo após alguns agricultores que participam do projeto como o Djalma, o Russo da ALGRI - Associação dos Lavradores de Jacarepaguá e o agricultor Sabiá também falaram.
Agricultor Djalma |
Agricultor "Russo" da ALGRI |
O diretor José Winckler nos falou sobre o andamento das parcerias de introdução de Abelhas Sem Ferrão nos Parques Municipais de Marapendí, Chico Mendes e Bosue da Barra. Cada um desses parques já possui um mini-meliponário com três colonias de abelhas mandaçaias. Iscas Pet também já foram entregues para o pessoal de educação ambiental, para tentar capturar algumas trigonas.
Outra atividade foi a colocação de várias iscas pet no entorno da sede da FioCuz e logo após fomos fazer um passeio na mata onde encontrmos um ninho de Mandaguaroí Amarela.
Ao iniciarmos uma caminhada pela região com maior cobertura florestal, encontramos um ninho de mandaguari amarela (Scaptotrigona xanthotricha)
Depois de caminharmos muito, voltamos para o almoço. Os farneis e bebidas trazidas pelos
participantes estavam a nossa espera.
Finalizando, o professor Walter Gresler falou sobre um produto para alimentação das abelhas , o
"Promotor2".
Nenhum comentário:
Postar um comentário