Acho que todos já sabem, mas não custa relembrar. Nossa próxima reunião, como já informado via e-mail, para os associados, vai ser no dia 21/07/2012, às 9:00 hs, se estendendo até as 13:00hs.
Mais uma vez voltamos à Escola Wencesláo Bello, na Penha.
Tem uma entrada pela Av. Brasil, nº 9727. Seguindo a Av. Brasil, em direção ao Centro, vindo dos bairros mais distantes, quando avistar a placa indicando a entrada para Petrópolis ou Belo Horizonte, pegue a pista lateral. Não saia da Av. Brasil, apenas fique na pista lateral, pois depois não tem outra saída da pista central para a lateral.
Assim que passar a estação da CEDAE, tem um muro grande, da faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco, o portão de entrada fica no final desse muro. A Escola Wencesláo Bello, fica no mesmo terreno da faculdade, ao entrar siga em frente e depois a direita, passando o primeiro prédio, entre a esquerda e você estará no estacionamento da Wencesláo Bello.
Quem vier do centro, precisa fazer o retorno no viaduto da Penha, depois é só seguir as instruções acima. Ao fazer o retorno, já fique na pista lateral, não pegue a pista central ou você não terá como voltar.
A pauta definida para a nossa reunião é a seguinte:
1. Recados da Administração e Secretaria da AME-RIO;
2. Situação das parcerias atuais - meliponários já instalados;
3. Mosaico Carioca, Fiocruz, Grupo Icos - novas parcerias;
4. Apresentação da apostila da AME-RIO - Medina e Júlia;
5. Iscas Pet, como fazer e quando distribuir - tempo para transferência;
6. Palestra Júlia Galheigo - Planta tóxica - ARARIBÁ (Centrolobium tomentosum Benth);
7. Sorteio e distribuição de mudas de Fruto do Sabiá ou Marianeira (Acnistus arborescens);
8. Sorteio e distribuição de própolis de jataí para confecção de iscas Pet.
UGA
José Halley Winckler
Rio de Janeiro
Olá,eu deixei uma árvore destas crescer perto do meu meliponario,vejo que todas as espécies de mirins,as jataí e as apis vão muito nas flores desta planta,mas gostaria de saber se as mandaçaias e outras meliponas também gostam destas flores
ResponderExcluirOlá Neiton,
ExcluirQual árvore que você se refere? A marianeira ou o Araribá? O Araribá é procurado por abelhas grandes e também por trigonas, dizem que ele é mais tóxico para as meliponas do que para as trigonas, mesmo assim essas ficam bem letargicas ao coletar resina do Araribá.
Já em meu meliponário, a marianeira é procurada pelas mandaçaias e pelas uruçus amarelas, que crio, mas realmente a grande visitação é de apis e de pequenas trigonas.
eu estava me referindo a futa do sabiá,esta marianeira.Tenho tujubas,guaraipos,manduris,mandaçaias,tubunas,jataí,mirins droryanas,nigricepses,preguiças,guaçus negras e mandaguaris negras,mas só as jataí e todas as espécies de mirins vão nelas,já as outras eu nunca vi,nunca vi melíponas nelasmas a planta ainda é muito nova,não chegou a ter floradas muito grandes,mas floresce até darem as primeiras geadas.Pena que esta planta esteje quase extinta da qui,outra coisa,a que eu tenho tem mais de 4 metro de altura
ResponderExcluirBem, no meu meliponário eu crio mandaçaias e uruçus amarelas e já as vi visitando flores de marianeira, tenho também uma guaraipo, mas essa eu não vi, na verdade eu nunca vi uma guaraipo em flor nenhuma, mas elas trazem pólen e néctar de algum lugar deve ser da mata próxima.
ExcluirOlá Jose,outra coisa que quero saber,é se as folhas desta planta podem ser usadas como chá,ou se elas é tóxica.
ResponderExcluirAtt Neiton
Na internet encontramos alguns sites que falam que já existem estudos sobre propriedades anti-cancerígenas dessa planta, mas não encontrei nada falasse sobre a forma de ingestão da planta (também não procurei muito), sugiro que faça uma pesquisa mais extensa, usando o nome científico dessa planta (Acnistus arborescens).
Excluir