Na semana passada, eu encontrei uma notícia bastante interessante na Internet, mas só hoje tive tempo de trazê-la para vocês.
Em Vale do Sol, um município do Rio Grande do Sul, da região de Santa Cruz do Sul, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor - (CAPA) está incentivando a criação de Abelhas sem ferrão.
Essa noticia saiu na Gazeta do Sul na edição de Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011, e está reproduzida, na íntegra, logo abaixo.
Como seria bom, se isso acontecesse em todos os municípios brasileiros.
Uga,
José Halley Winckler
A criação de abelhas sem ferrão para a produção de mel já é uma realidade para os agricultores familiares de Vale do Sol. O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), através do engenheiro agrônomo Luiz Rogério Boemeke, levou ao município a espécie Tetragonisca angustula, que tem o nome popular de Jataí. Segundo ele, a atividade possibilita a diversificação e pode ser integrada a plantios florestais, de frutas e de culturas alimentares, além de contribuir com o aumento da produção agrícola. “A abelha é encontrada em todo o Brasil. Os enxames têm, em média, até cinco mil indivíduos, que constroem seu ninho em muros de pedra, alicerces e árvores em geral”, explica. O mel dessa espécie é um dos mais apreciados entre todas as abelhas sem ferrão.
As abelhas Jataí podem produzir até 2 quilos de mel por ano. Conforme o agrônomo, elas fazem a coleta de pólen e néctar em flora diversificada, o que é de grande importância para a produção de frutos e sementes. “Em Vale do Sol já temos vários criadores que têm se interessado pelas abelhas nativas.” Essa espécie não oferece perigo e o manejo não exige força física e pode ser executado por toda a família.
Boemeke instalou duas caixas de abelhas Jataí na sacada da Prefeitura de Vale do Sol para demonstração e divulgação. Na semana passada, foram retirados 1,5 quilo de mel das caixas. “Se o clima continuar como está, fazendo calor, as Jataís devem produzir ainda mais mel.”
Melhor seria se as caixas, ao invés de ficar na sacada, ficassem na frente da prefeitura. Mas aí já seria pedir demais.
Essa noticia saiu na Gazeta do Sul na edição de Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2011, e está reproduzida, na íntegra, logo abaixo.
Como seria bom, se isso acontecesse em todos os municípios brasileiros.
Uga,
José Halley Winckler
EDIÇÃO DE - VALE DO SOL
Abelhas produzem mel no prédio da Prefeitura
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário