Todas as postagens desse blog, são de inteira responsabilidade do colaborador que a fez e refletem apenas a sua opinião.
Caso você tenha interesse em colaborar com esse Blog, por favor, envie uma mensagem para redator@ame-rio.org

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Técnica de Alporquia


Abenautas e Internautas,

Uma das formas de melhorar a alimentação de nossas abelhas é aumentar o pasto melífero da região, multiplicando plantas com bom potencial nectarífero ou polinífero. Mudas de Mutre e de Acacia Imagium podem fácilmente ser produzidas por alporquia, vou mostrar aqui como faço, quem quiser faça igual que dá certo.

O método da alporquia é um dos métodos mais antigos usados para a reprodução de plantas. É recomendado para a multiplicação de espécies que produzem caules e ramos rijos e lenhosos ou que sejam difíceis de enraizar por estacas de galho.

O processo consiste, principalmente, em incentivar uma região próxima à extremidade de um caule principal ou de um ramo lateral a produzir raízes. Assim, com a separação da extremidade enraizada, é possível obter um novo exemplar da planta.


Escarificar o galho no local onde se quer o enraizamento e colocar ácido indol butílico em pó. 


Envolvemos o galho com esfagno molhado. 
Em vez de ácido  indol butílico em pó,  podemos colocar, no esfagno, enraizador líquido, dá no mesmo.


Damos a forma adequada. 


Envolvemos em filme fino, vendido no comércio.



Prendemos bem as pontas.


Finalmente, garantimos a permanência da água e pressão, com tiras de borracha de câmara de ar de bicicleta.

Após algumas semanas, as raízes começarão a surgir através do esfagno. Retire, o plástico e corte o caule logo abaixo da bola de esfagno, usando uma tesoura de poda e fazendo um corte horizontal. Prepare um novo vaso com uma mistura de solo adubado e plante a nova muda imediatamente. Mantenha o esfagno no local, para não danificar as novas raízes. Regue em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário